Dieta da sopa, dieta de proteína, dieta de Shake, contagem de pontos, dietas, dietas e mais dietas. Elas entram e saem de moda, e estão a todo momento sendo experimentadas por diferentes pessoas com um mesmo objetivo – emagrecer.

Mas… por que, para algumas pessoas, é tão difícil ter sucesso nas dietas?

Alguns dos motivos são:

– Escolheram uma dieta inadequada tanto do ponto de vista nutricional quanto para o seu perfil pessoal;

– Não estão, psicologicamente preparadas para os custos impostos pela dieta no que diz respeito à mudança de hábitos e pensamentos;

– Não estão psicologicamente preparadas para se manter em um estilo de vida que as mantenha dentro do peso ou forma corporal desejados;

Apesar de, muitas vezes, as pessoas atribuírem o insucesso a causas externas, como “a família que não ajudava”, “os colegas de trabalho que sempre ofereciam alguma comida calórica”, “as várias festas para as quais foi convidada”, ou até mesmo à “herança genética e comportamental”, via de regra, o maior empecilho para quem quer emagrecer está em sua própria mente. Há, também, aqueles que se culpam e se responsabilizam por terem falhado com a dieta, mas ainda esses, muitas vezes, não compreendem exatamente onde erraram ou qual foi de fato o problema.

Na verdade, as atitudes necessárias para se ter sucesso em uma dieta são as mesmas que precisamos para ter sucesso em diversas outras áreas da vida nas quais também nos vemos diante de dificuldades (sejam elas grandes ou pequenas). Isso significa que os benefícios de uma dieta bem sucedida podem ir muito além da perda de peso. Você pode adquirir habilidades aplicáveis a diversos outros desafios do seu dia a dia.

De acordo com Judith Beck, uma terapeuta cognitivo-comportamental americana com ampla experiência nesse assunto, “qualquer dieta razoável dará certo se você estabelecer a programação mental adequada”. Em outras palavras, você pode ter sucesso em sua dieta, desde que ela seja adequada, do ponto de vista nutricional, e que você reprograme comportamentos e pensamentos. É aqui que o psicólogo se torna um ótimo parceiro profissional para quem deseja emagrecer.

Se você já se cansou de experimentar dietas, ou de se ver em um constante efeito sanfona, talvez esteja no momento de você experimentar um acompanhamento psicológico para alcançar sua meta com sucesso. Se você ainda não experimentou dietas, mas entende que precisa fazer algo para emagrecer, pense sobre esse assunto também.

Para mais informações sobre o acompanhamento psicológico para quem deseja emagrecer (online ou presencial), escreva para karynemlira@gmail.com.