nov 27, 2007 - Crianças    18 Comments

A criança e a rotina familiar


O que é a rotina? “Rotina se refere aos horários definidos para a realização das diversas atividades que a criança deve cumprir a cada dia. Sua organização supõe a distribuição dos horários para os estudos. Assim, é importante que os horários estejam claramente estabelecidos: hora de ir à escola, de comer, de estudar em casa, de realizar atividades como brincar e assistir à TV etc. A agenda diária e semanal deve estar sempre disponível para ser consultada pela criança: um cartaz grande e colorido em geral é uma boa estratégia. […]Os finais de semana também devem ser incluídos na agenda, tomando-se o cuidado para que haja períodos longos em que a criança possa ter liberdade para escolher que atividade realizar.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004)

A importância da rotina:
- Formação de hábitos: Seguir uma rotina é uma forma eficiente de se formar um hábito.
- A rotina é tão importante que é usada em tratamentos psicoterápicos (BARBOSA; MELO; REGO; CRISTIANINI, 2001).
- Castigos e agressões não serão necessários para tentar mudar um comportamento inadequado caso a criança tenha aprendido bons hábitos desde pequena.
- Exemplo (hábito de estudar):
“Sem orientação adequada e com pouco tempo, alguns pais acabam usando de práticas coercivas (agressões físicas e castigos) para tentar mudar o comportamento da criança em relação aos estudos.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004)

Como estabelecer a rotina?
1. Estabelecer as atividades prioritárias, e o tempo necessário para executá-las
2. As atividades secundárias devem ser deixadas para depois das prioritárias, mas deve haver tempo para elas também.
3. Sempre que possível, deve-se incentivar a convivência familiar durante as refeições, as atividades escolares, ao assistir à TV etc. Esses momentos passados juntos devem ser prazerosos. Ficar fisicamente próximo à criança durante seus momentos de execução de tarefas contribui para que este horário seja agradável e não solitário.
4. As crianças aprendem muito rapidamente observando os adultos. Se os pais estabelecem também uma rotina para si, deixam-na exposta (em um cartaz, por exemplo) e a cumprem, poderão ajudar seus filhos servindo como modelo de responsabilidade e autocontrole. Além disso, crianças que vêem seus pais realizando atividades similares às suas aprendem que essas são valorizadas pela família e passam a valorizá-las também. Lembre-se, uma das formas pela qual as crianças aprendem é através de modelos!
5. Uma agenda sobrecarregada de atividades é uma condição que dificulta o estabelecimento de uma rotina infantil saudável. Atividades como aula de dança, de inglês, de música etc. devem ser motivadoras para a criança e não uma carga imposta. Para tanto, os pais devem envolvê-la na escolha de atividades opcionais, incentivá-la e devem participar e respeitar suas escolhas. A criança tem o direito de poder errar ao fazer sua opção, pois o momento de errar é esse; assim ela poderá descobrir o que mais gosta de fazer.

Referências:

SOARES, M. R. Z.; SOUZA, S. R. de; MARINHO, M. L. Envolvimento dos pais: incentivo à habilidade de estudo em crianças. Estud. psicol. (Campinas), dez. 2004, vol.21, no.3, p.253-260.

BARBOSA, A. R.; MELO, A. F. de; REGO, F. S.; CRISTIANINI, M. C.; Estresse – Uma proposta de intervenção. IV Jornada Científica AVAPE, 2001.

18 Comments

  • Karyne M. Lira » A criança e a rotina familiar…

    Apesar de “viver na rotina” ser algo monótono, o estabelecimento de uma rotina familiar é um instrumento muito útil na educação das crianças. E o melhor… Talvez possamos incluir nessa rotina, ‘sair da rotina’ de vez enquanto!!…

  • Eu gostaria de ter um modelo de rotina, estou com algumas dúvidas ao montar a minha

  • Gostei da materia, mas nao abrange tudo que tenho de expectativas em relaçao a conhecer e estabelecer uma boa rotina aos meus filhos

  • GOSTARIA DE TER UM MODELO DE ROTINA PARA FICAR MAIS FACIL DE FAZER UMA PARA MEUS FILHOS.

  • gostaria de saber como seria as questoes para a prova escrita do detran

  • GOSTARIA DE TER UM MODELO DE ROTINA PARA FICAR MAIS FACIL DE FAZER UMA PARA MINHA FILHA DE 7 ANOS.
    OBRIGADO PELA ATENÇAO.

    • Soraia, adoraria te ajudar, mas preciso conhecer melhor suas atividades, rotinas, o dia a dia de sua família … sem informações não tenho como ajudar muito!

  • GOSTARIA DE RECEBER UM MODELO DE ROTINA, POIS MINHA FILHA DE SETE ANOS ESTUDA NO PERÍODO DA MANHÃ, E DOIS DIAS TEM NATAÇÃO AS 15:00 HS. AGRADEÇO DESDE JÁ

  • bem adorei do conteudo, isto porque a partir dele consigo perceber coisas que bem estou a pesquisar . penso eu que continuem desta forma a nos actulizar.

  • realmente quando se fala de uma rotina de estudo familiar e um assunto que meresse muita atencao por parte dos pais e encarregados de educacao, de modo a controlarem a aprendizagem dos seus educandos em casa. e neste sentido que eles podem procurar saber sobre o que os meninos estao a estudar e ajundo lhes a resolver alguns exercicios

  • Tenho dois filhos , uma de 14 anos e um de 10 anos , como poderia fazer uma rotina pra eles . Gostaria de ter uma modelo , assim ficaria mais fácil pra mim estabelecer …

  • GOSTARIA DE RECEBER UM MODELO DE ROTINA, POIS MEU FILHO TEM 11 ANOS, ESTUDA NO PERÍODO DA MANHÃ, E ESTOU TENDO DIFICULDADE DE MANTÊ-LO ESPERTO NO PERÍODO DA TARDE. jÁ QUE O MESMO TEM 2ª E 4ª INGLÊS, VIOLÃO NA 4ª E CATEQUESE NA SEXTA. AGRADEÇO DESDE JÁ

  • Ola Karine, estou com dificuldade para fazer uma rotina familiar, será que vc poderia me ajudar?

    Eu não trabalho, mas estudo à noite, saio às 18:10 e chego às 23:15, no restanto do dia estou em casa, e tenho os afezeres domésticos, limpar, passar, cozinhar, lavar, etc.
    Meu esposo no momento esta trabalhando à noite das 22:00 às 6:00, dorme durante o dia até +/- 14:00. em Outubro ele vai no período da manhã das 6:00 às 14:00, e em janeiro das 14:00 às 22:00 e assim sucessivamente, a cada 3 meses muda o horário.
    Minha filha tem 5 anos, estuda de manhã sai às 7:00 e chega às 11:30.

    Desde ja agradeço

  • Só mais um detalhe no horário da noite meu marido trabalha até às 6:00 da manhã do sábado e só volta na segunda à noite, no horário da manhã trabalha no sábado das 6:00 às 10:00, e no horário da tarde das 10:00 às 14:00.

  • Boa Tarde!

    Estou com dificuldade de implar uma rotina na vida da minha filha, pesnei em colocar uma cartaz no quarto dela, vc teria algum modelo ou alguma sugestão para me dar?

    abraços,

  • Gostaria de ter um modelo para adaptar a minha realidade. Desde ja agradeço muito.
    cecilia Rabelo

  • Souu de nova york moro com minha tia ela faz rotina meus pis moram em CATANDUVA

  • Boa tarde, gostaria de estabelecer uma rotina diária pra minha filha de 8 anos. Ela estuda das 7hs às 16:00, chegando em casa às 16:20. De 3ª e 5ª ela tem capoeira das 19:30 às 20:30. Eu trabalho em casa e por isso, meu horário é bem flexível. Estou montando as “plaquinhas” do que pode e o que não pode. E estabelecendo tbm o cantinho do pensamento. Ela chora por tudo, faz birra, só faz o que quer, briga o tempo todo com o meu filho de 15 anos e qdo vai pra casa do pai (onde tudo pode), volta de lá pior ainda. A última dela foi pegar uma faca de cozinha pra ir pra cima da avó após ouvir um NÃO!!!! Estou desesperada!!! Me ajudem!!! Obrigado