“No Stress!” – Por uma pele bonita e saudável

Escrito por | 06/02/2012 | Destaque, Textos | nenhum comentário

“No Stress!” – Por uma pele bonita e saudável

A indústria de cosméticos tem faturado bastante com a nossa incessante preocupação com a aparência. Cuidar da aparência é importante, e não vou negar que uma boa aparência influencie na formação da autoestima, do autoconceito, e em nossa vida como seres sociais.

Contudo, o cuidado com a aparência não se restringe ao uso de bons produtos cosméticos. É preciso aprender a lidar positivamente com o estresse. De modo especial, a pele é muito afetada pelo nosso estado mental. Acnes, manchas e urticárias podem surgir ou se agravar em função de um estado emocional abalado pelo estresse.

É véspera de casamento e a noiva acorda com acnes indesejáveis e indiscretas. Dia de entrevista de emprego, e o pai de família está com o corpo cheio de manchas e coceira. As situações são diversas e extremamente comuns.

E a parte mais irônica ou triste (veja pelo ângulo que quiser) disso tudo é que a acne, as manchas e a coceira geram mais estresse, o que faz com que surjam mais acnes, manchas e coceiras.

Estressores estão espalhados por todas as partes em nosso ambiente, e não encontramos solução para lidar com eles em prateleiras de lojas de cosméticos ou revistas de produtos de beleza. Precisamos de outras ferramentas, e estas não estão à venda.

As ferramentas para lidar com o estresse precisam ser desenvolvidas. São habilidades, atitudes e crenças que precisam ser trabalhadas ao longo da vida. Algumas vezes isso será mais simples, outras vezes carecerá de apoio profissional. O fato é que sendo difícil ou não, aprender a lidar com os estressores que nos cercam produz diversos benefícios, inclusive para a aparência e saúde de nossa pele.

Uma dica prática:
Aproveite os momentos de cuidados pessoais para relaxar e esquecer os problemas. Se você vai dedicar algum tempo ao cuidado da pele, unhas ou cabelo, aproveite esse tempo para desligar-se dos problemas do trabalho, da família, etc. Sinta como é bom cuidar de você e concentre-se nisso. Com a mente tranquila, você não apenas favorecerá o tratamento estético e se sentirá melhor, mas também terá mais condições de pensar em soluções para os problemas que precisa resolver.