Os incomodados que se mudem!

Escrito por | 25/07/2012 | Destaque, Textos | nenhum comentário

Os incomodados que se mudem!

Você já deve ter ouvido a frase “os incomodados que se mudem!”.

Há alguns dias, estava pensando em escrever sobre algo simples, mas muito importante para casais, e me lembrei dessa frase. Isso porque ela resume muito bem o conteúdo do que estava planejando escrever.

Quando trabalhamos com casais, ou até mesmo no dia a dia, conversando com pessoas que estão em algum relacionamento amoroso, é comum identificarmos que o “outro”, aquele que não está conversando com a gente, é cheio de defeitos. O outro não faz isso, não faz aquilo, ou faz algo que é irritante, ou que magoa… Enfim, o outro precisa mudar!!

Contudo, a frase “os incomodados que se mudem” afirma exatamente o contrário – quem deve mudar é quem está incomodado. Exigir mudança do outro é muito fácil. Mudar a si mesmo é que é o desafio!

Recentemente uma cliente relatou ter percebido que na medida em que foi mudando seu jeito de agir, seu cônjuge também fez o mesmo, e ambos para melhor! Imagine o tamanho da minha alegria. Ela havia entendido um grande segredo para a felicidade no relacionamento conjugal – mudar a si mesma ao invés de querer mudar o outro.

O outro tem defeitos tanto quanto nós. Muitas vezes nosso modo de agir colabora para a manifestação dos defeitos do outro. Mas, como somos o centro do universo, entendemos que é o outro que precisa mudar e se adequar àquilo que nós desejamos. Que grande ilusão! Não somos o centro do universo, e não podemos mudar a ninguém, somente a nós mesmos!

Está incomodado com algo no seu relacionamento (amoroso, de amizade, de trabalho, etc…)? Mude a si mesmo! Não espere e nem exija mudanças do outro. Cobranças e reclamações raramente produzem as mudanças desejadas, e frequentemente produzem desafetos!