Recentemente, estava conversando com um amigo que está passando por alguns problemas que vêm se arrastando por meses. Dada a gravidade do problema e as consequências que ele tem experimentado, orientei que ele procurasse uma psicóloga em sua cidade.

Todas as vezes em que conversávamos ele me dizia que ainda não tinha procurado uma psicóloga, mas procuraria para o próximo ano. Certo dia, após mais um de meus apelos para que buscasse ajuda profissional ele me disse: “não sei como uma conselheira poderia me ajudar”.

Conselheira? Entendi que ele não compreendia em que consiste o campo de atuação de uma psicóloga. De fato, para o problema que ele estava vivenciando, sessões de aconselhamento não seriam o suficiente. Disse isso a ele. Informei que uma psicóloga também faz aconselhamentos, mas que no caso dele eu estava sugerindo que ele fizesse terapia. Seria algo mais profundo e demorado, e não com uma conselheira, mas uma terapeuta.

Então ele me disse: “sempre achei que psicóloga era tipo uma mãe que dava conselhos e brigava com a gente”. Uau! Que definição de psicóloga é essa? Dessa vez confirmei que realmente ele não compreendia o que faz uma psicóloga.

Como esse meu amigo, existem muitos por aí que não compreendem a atuação do profissional psicólogo. Não os culpo por isso. Durante muito tempo o serviço psicológico era inacessível à boa parte das pessoas. É compreensível que haja confusão no que diz respeito à atuação desse profissional.

Particularmente, creio que todas as pessoas podem ser beneficiadas pelos serviços de um profissional psicólogo, e muitos são os espaços em que esse tipo de profissional pode trabalhar. Alguns exemplos são: escolas e faculdades (psicólogo escolar ou professor), hospitais, empresas, consultorias, clínicas, presídios, e o famoso consultório. O psicólogo pode acompanhar equipes esportivas, realizar pesquisas e treinamentos, dar palestras, desenvolver projetos, etc.

A atuação é ampla, e a cada dia as formas de atuação são aperfeiçoadas através de práticas e pesquisas. Em geral, apesar das diferentes áreas de atuação, o psicólogo busca compreender o ser humano em seu contexto, analisar suas demandas e as possibilidades que possui para lidar de forma satisfatória com cada uma dessas demandas. Sejam problemas de aprendizagem, relacionamentos, ou até mesmo a motivação de uma equipe de funcionários, o profissional psicólogo é habilitado a analisar as necessidades e trabalhar na busca de soluções eficazes.

Ao se formar, o estudante de psicologia, no Brasil, faz o seguinte compromisso: “Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.”

Parece que “uma mãe que dá conselhos e briga com a gente” está um pouco distante da realidade do que seja uma psicóloga. =)