A cafeína é uma substância presente no dia a dia de milhares de pessoas em todo o mundo. Ela pode ser consumida através do café, chás (como o chá preto e o chá verde), refrigerantes (como o guaraná e a coca-cola), analgésicos, bebidas estimulantes e chocolates.

Mas, apesar de estar presente em tantas fontes de consumo diário, a cafeína pode se relacionar a alguns transtornos mentais. O DSM-IV-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 4ª edição, Texto Revisado) apresenta os seguintes Transtornos Induzidos por Cafeína:

  • Intoxicação com Cafeína
  • Transtorno de Ansiedade Induzido por Cafeína
  • Transtorno do Sono Induzido por Cafeína
  • Transtorno Relacionado à Cafeína Sem Outra Especificação

Ainda de acordo com o DSM-IV-TR, o uso excessivo de cafeína associa-se com Transtornos do Humor, da Alimentação, Psicóticos, do Sono e Relacionados a Substâncias.

Como vimos anteriormente, no artigo Alimentação “antiestresse”, a cafeína também age de forma a privar o organismo da vitamina B e dificulta o enfrentamento do estresse.

Diante dessas informações, é importante refletir sobre a relação entre o que você come e o que você sente. Muitas vezes, um programa de modificação de comportamentos relacionado a hábitos alimentares pode ajudar a eliminar sintomas que estão presentes devido às substâncias presentes na alimentação, como a cafeína.