Nas últimas décadas a expectativa de vida da população em geral tem aumentado. Graças ao avanço da medicina e as melhorias em nossa qualidade de vida, hoje temos muito mais pessoas idosas do que há alguns anos atrás.

Ao mesmo tempo que esses avanços proporcionaram uma maior expectativa de vida, também nos trouxeram uma questão a se pensar: como as pessoas que agora vivem por mais tempo estão vivendo esse tempo maior? Será que eles têm vida ou sobrevida? Eles estão desfrutando do viver ou apenas resistindo ao tempo? Conseguem sentir os prazeres da longevidade ou convivem a todo instante com os desprazeres da longa idade?

Viver bem a velhice é tão possível como viver bem a juventude, a idade adulta e a infância. Infelizmente velhice está associada, na mentalidade de muita gente, a “doença”, “solidão”, “dependência”, “invalidez”. E de fato essa é a condição em que muitos idosos se encontram. Contudo esse não precisa ser o significado de velhice para mim e para você.

Uma boa alimentação e atividade física ajudam a termos não apenas longevidade mas boas condições físicas a longo prazo. Mas somado a isso, precisamos ao longo da vida adquirir recursos para que cheguemos à velhice em boas condições mentais também. Precisamos estar bem não apenas naquilo que pode ser verificado em exames de laboratório, mas também em nossos relacionamentos, em nossa autonomia, em nossa autoestima, ou seja.. precisamos estar bem mental e emocionalmente. Aí sim podemos dizer que vivemos bem a velhice. Sendo assim, para viver bem a velhice é preciso ter um estilo de vida saudável, que abrange as diferentes áreas que compõe a nossa vida.

Esse estilo de vida não é para ser adquirido aos 60 anos, mas deve ser exercitado desde a juventude. Como escreveu Skinner, “uma boa época para se pensar sobre a velhice é a juventude”. Por que não começarmos a pensar e trabalhar por isso hoje mesmo?

  • Pense em como você gostaria de ser quando estiver idoso.
  • Como você gostaria que fosse sua vida quando estiver na terceira idade?
  • Pense se você já é assim hoje.
  • Pense se sua vida já é assim.
  • O que você precisa mudar para poder ser o que deseja no futuro?

Se você perceber que não consegue trabalhar por isso sozinho, procure ajuda profissional. Muito sofrimento pode ser evitado, e muita satisfação adquirida quando nos antecipamos às dificuldades.