Namoro pela internet, compras pela internet, graduação pela internet… vivemos em um tempo em que quase tudo que se faz no mundo offline possui sua versão virtual. Contudo, apesar de tantas coisas já estarem disponíveis no universo online, quando se fala em serviços como os psicológicos, surge dúvida e receio.

Compreensível!

Por isso, vamos entender um pouco melhor essa história de psicóloga online. O que pode e o que não pode?

O Conselho Federal de Psicologia regulamentou, através da resolução CFP nº12/2005, a realização de serviços psicológicos online. De acordo com o estabelecido pelo Conselho, serviços de psicoterapia online só podem ser realizados em casos de pesquisa, seguindo todas as normas de uma pesquisa científica, e gratuitamente. Isso significa que profissionais psicólogos, até o momento atual, não estão autorizados a realizar psicoterapia pela internet.

Mas, se psicoterapia não pode, que tipo de serviço um psicólogo ofereceria pela internet?

São autorizados serviços como orientação psicológica, orientação profissional, orientação de aprendizagem e Psicologia Escolar, consultorias a empresas, processos prévios de recrutamento e seleção, entre outros. Esses são serviços que, diferente da psicoterapia, podem ser realizado em um período de tempo mais curto, que é o padrão do atendimento online.

É importante ressaltar que serviços de orientação psicológica, apesar de não serem psicoterapia, possuem efeito terapêutico. Além disso, cada caso a ser orientado deve receber a mesma qualidade de atenção que seria dada em um contexto de consultório. Não é porque o atendimento é online que a qualidade do serviço prestado é inferior.

Outra informação importante diz respeito ao Selo de credenciamento. Esse selo garante ao cliente que ele está sendo atendido por um profissional que possui autorização do Conselho Federal de Psicologia para atuar na internet. Aqui, nesta página, na barra lateral direita, você encontra um selo azul. Ao clicar neste selo, você é direcionado a uma página oficial do Conselho, onde consta as informações do meu credenciamento. Um profissional autorizado a realizar serviços online precisa ter este selo, e o mesmo deve conduzir o cliente a esta página oficial. Do contrário, o selo é falso.

E é seguro realizar um atendimento online?

Bem… podemos dizer que é tão seguro quanto fazer uma compra pela internet com seu cartão de crédito, ou utilizar redes sociais. Se você não tomar os devidos cuidados de segurança (como utilização de antivirus), você estará sob o risco de ter sua privacidade invadida. O profissional deve se preocupar em utilizar ferramentas que possuam um grau maior de segurança, mas o cuidado principal deve ser tomado pelo próprio cliente.

Por fim, talvez, a maior vantagem do atendimento online é a possibilidade que há de ser atendido por um profissional qualificado, sem ter o desgaste do deslocamento, e até mesmo ser atendido por profissionais que estão geograficamente distantes.

Deseja saber mais sobre os serviços online que ofereço? Clique aqui.