Você já deve ter ouvido falar em depressão sazonal e também já deve ter ouvido falar que chocolate é “antidepressivo”.
A depressão sazonal é aquela depressão desenvolvida em períodos específicos do ano, em função das características desses períodos. É bastante comum que se desenvolva no inverno, em lugares onde a incidência da luz do sol é consideravelmente menor nesse período.
Já a história do chocolate ser antidepressivo, tem a ver com o fato de o chocolate ser rico em triptofano – um dos componentes que atuam na ativação da serotonina, molécula envolvida na regulação do humor. Outros alimentos ricos em triptofano são a soja e a castanha de caju.
Bom… mas o que isso tem a ver com expor-se ao sol e melhora do humor?
A serotonina é um neurotransmissor que atua junto ao controle da liberação de alguns hormônios, na regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite, e na regulação do humor. Alterações nos níveis de serotonina estão associadas a algumas patologias, entre elas a depressão.
Estudos científicos verificaram que a exposição ao sol também estimula a produção de serotonina. Por isso, períodos de baixa incidência de luz solar favorecem o humor depressivo, enquanto que expor-se à luz solar por um determinado período favorece a melhora do humor.
Eu costumo recomendar aos meus pacientes com sintomas de stress ou depressão que façam atividade física ao ar livre e se exponham à luz solar diariamente, entre outras recomendações que não exigem recursos financeiros, já que essas coisas podem ser feitas gratuitamente, sem contar os benefícios para a saúde e qualidade de vida.
Você pode ler mais sobre as informações dadas aqui em:
Effect of sunlight and season on serotonin turnover in the brain
Siga-me!