“Mente sã, corpo são.”
Você já deve ter ouvido essa frase alguma vez. Ela traduz, em poucas palavras, uma grande verdade – mente e corpo trabalham de forma integrada, e um é afetado pelo estado do outro.
É por isso que para ter uma pele bonita e saudável é preciso estar, também, emocionalmente bem. Desta forma, a dermatologia e a psicologia se integram em um campo de estudo chamado Psicodermatologia.
Estudos científicos comprovam a influência que as emoções exercem sobre a pele. Assim como o estresse, a ansiedade e o humor deprimido, por exemplo, colaboram para o desenvolvimento ou agravamento de problemas dermatológicos e o envelhecimento da pele, condições psicológicas (emocionais, cognitivas e comportamentais) saudáveis auxiliam na manutenção de uma pele bonita e saudável e no combate a problemas dermatológicos.
Por outro lado, é comum que problemas dermatológicos afetem nossas condições psicológicas. Alguns problemas dermatológicos estão relacionados ao desenvolvimento de problemas de autoestima, elevação do nível de estresse e do humor deprimido, e outros problemas relacionados à qualidade de vida. Esses problemas de ordem psicológica gerados pelos problemas dermatológicos dificultam ainda mais o tratamento destes últimos.
Se você se preocupa em cuidar da sua pele, é preciso preocupar-se, também, em cuidar de suas emoções. A propósito, uma pele bonita e saudável combina muito bem com um sorriso feliz.
Siga-me!